Parklog vai inserir o Norte do ES entre os principais polos logísticos do Brasil

Parklog vai inserir o Norte do ES entre os principais polos logísticos do Brasil

Está em fase de conclusão um plano estratégico para transformar a região Norte do Espírito Santo em um dos principais polos logísticos do Brasil. Lançado em setembro de 2024 pelo governo do Estado, a plataforma logística de padrão internacional localizada na região de Aracruz, em breve terá seu plano estratégico consolidado.

“A ideia do ParkLog surgiu após o início da implantação do porto da Imetame, que será um dos maiores do país”, conta o secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Sergio Vidigal.

De acordo com o secretário, Aracruz é um município que tem 70% da sua área comprometida, 40% pertencem à Suzano e 30% são áreas indígenas.

“Portos precisam de uma retroárea grande. Daí surgiu a necessidade de se pensar um parque logístico para ser a retroárea desse novo porto e também dos dois outros portos existentes na região, Portocel e Barra do Riacho. Foram elencados alguns municípios para serem parte dessa área, além de Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Serra e Sooretama”.

área do Parklog abrange três portos, dois aeroportos, uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), ferrovia, rodovias estaduais e federais, o estaleiro Seatrium, o Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR) da Transpetro e distritos industriais da região.

“O Parklog prevê justamente preparar a região para se transformar em centro logístico como retroárea dos portos de Aracruz. A proposta é para que todos os municípios se beneficiem com o Porto de Aracruz. Na verdade, o complexo portuário de Aracruz não é uma atividade econômica exclusivamente para Aracruz. Inclusive tem uma proposta de se discutir uma região metropolitana compreendendo esses municípios”.